Petrovina Sementes apoia projetos esportivos e planta sementes de transformação

Petrovina Sementes, uma das maiores sementeiras do Brasil, além de cultivar a terra, também planta sementes de sonhos e transformação através do esporte.

Por meio do programa Petrovina na Comunidade, a empresa patrocina projetos esportivos e atletas, proporcionando oportunidades que transcendem medalhas, mas também promovendo inclusão e impacto positivo na vida de crianças, adolescentes e suas famílias.

Um dos projetos beneficiados é a Academia Fábrica de Campeões, escola de judô que atende gratuitamente mais de 250 crianças e adolescentes carentes. Fundada em 2020 pelo atleta Alex Weigert, o projeto nasceu do desejo de retribuir à sociedade o apoio que ele recebeu quando criança. Hoje, a academia não só forma atletas, mas também campeões para a vida, ensinando valores como respeito, disciplina, trabalho em equipe e superação.

Formar campeões para a vida é nossa missão. Através do esporte, proporcionamos experiências que transformam vidas. O apoio da Petrovina Sementes tem sido fundamental para que nossos atletas possam competir e se dedicar aos treinos sem preocupações financeiras”, afirma Alex Weigert, fundador do projeto.

Antes do patrocínio, os custos com transporte, hospedagem, alimentação e inscrições em competições eram um grande desafio. Muitas vezes, os atletas sequer tinham condições de participar dos campeonatos, o que desmotivava até os treinos. Com o apoio da Petrovina, os alunos ganharam não apenas quimonos e recursos para competir, mas também a certeza de que seus sonhos podem se tornar realidade, como podemos pelos relatos dos alunos.

Alunos da Academia Fábrica de Campeões apoiados pela Petrovina Sementes.
Alunos da Academia Fábrica de Campões

Histórias que inspiram

Entre os beneficiados está Ludmilla, de 13 anos, que treina judô há três anos e meio. Para ela, o esporte representa amor, respeito e estratégia. “O judô mudou muita coisa na minha vida, me ajudou a ter mais foco e a ser mais determinada” diz a jovem atleta. Além do mais, o apoio da Petrovina está contribuindo para a realização dos sonhos da Ludimilla, que tem como objetivo chegar em uma Olimpíada e ser campeã mundial, como ela conta.

Já Emanuelle Vitória, de 14 anos, vê no patrocínio uma oportunidade única. “É algo de Deus na minha vida…Não tínhamos patrocínio antes da Petrovina apoiar este projeto…. (Agora) vou realizar meus sonhos e vou poder treinar e representar minha cidade pelo Brasil e pelo mundo”, destaca a adolescente.

A atleta Emanuelle Albacete Oliveira, de 14 anos, é a prova que de o projeto Fábrica de Campões cultiva transformação na vida dos alunos. “Eu era uma pessoa desinteressada com o meu corpo, era uma pessoa que me alimentava mal, eu não fazia nenhum esporte, estava com obesidade e nunca tinha saído da minha cidade antes”, contou a adolescente que tem como maior sonho ser uma faixa preta de respeito.

De 2023 a 2024, os atletas da Academia Fábrica de Campeões participaram de 39 competições, conquistando 143 medalhas de ouro, 77 de prata e 102 de bronze. Em 2025, já começaram com o pé direito: na Seletiva para o Campeonato Brasileiro Regional IV, em Sinop (MT), 42 atletas trouxeram 13 medalhas de ouro, 6 de prata e 10 de bronze, classificando 19 deles para a etapa nacional.

Além do projeto Fábrica de Campeões, a Petrovina Sementes também apoia financeiramente atletas, como o Edcarlos Ribeiro dos Santos, de 15 anos, que teve a vida transformada pelo judô. Desde criança Edcarlos convive com a doença de diabetes, sendo que começar a praticar algum esporte foi orientação médica. Dessa forma que o judô entrou na vida do adolescente, que hoje tem a diabetes controlada e é apaixonado pela luta, como relata a mãe do atleta.

Saindo do tatame e indo para a água, o nadador Guilherme Emanuel Carvalho Lopes, de 10 anos, é outro atleta beneficiado. Ele pratica natação desde os primeiros meses de vida, começou a competir em 2023 e já coleciona 34 medalhas.

A paixão pelo esporte é uma herança familiar, pois a mãe de Guilherme, Geovana Rodrigues, também praticou natação quando criança, sob a orientação do mesmo treinador que hoje guia o filho. Ela conta que o esporte mudou a vida do Guilherme “(Ele) aprendeu a ser resiliente, paciente, desenvolveu o foco, a empatia com os amigos que muitas vezes disputam a mesma prova, o sentimento de equipe e a cada derrota dolorosa a ser mais forte”, destaca Geovana.

Guilherme, nadador patrocinado pela Petrovina Sementes.
Nadador Guilherme Lopes, de 10 anos.

O apoio da Petrovina Sementes possibilita o Edcarlos e Guilherme a participarem de competições e a continuarem treinando.

Cultivando o incentivo ao esporte

Além de projetos e atletas, a Petrovina Sementes também apoia ações pontuais que fortalecem a prática esportiva na comunidade onde atua. A empresa patrocina corridas de rua e fornece uniformes para times amadores. Também incentiva a prática de esporte em suas unidades, que contam com campo de futebol para uso dos colaboradores.

Todas as iniciativas citadas, refletem o compromisso da Petrovina Sementes em contribuir com o desenvolvimento da comunidade. Pois, apoiando o esporte, a empresa está apoiando novas oportunidades de carreira, saúde e valores essenciais como disciplina, respeito e resiliência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cidade

Seg

10º

10º

Seg

10º

10º

Seg

10º

10º

Seg

10º

10º

Seg

10º

10º

Seg

10º

10º

Seg

10º

10º