Desde o seu começo, a agricultura está em constante evolução, sempre com novas tecnologia em seus processos. Por isso, a inovação na agricultura é um caminho sem volta, e ainda bem.
O uso da tecnologia em fazendas facilita o dia a dia no campo, proporcionando maior qualidade e máxima eficiência da produção agrícola, ao mesmo tempo que reduz custos para o produtor e diminui os impactos ambientais.
Estar por dentro das principais inovações da agricultura é fundamental para alcançar bons resultados. Por isso, neste artigo mostramos como as novas tecnologias estão revolucionando o campo.
Você vai perceber que a inovação na agricultura é como uma rede, as ferramentas se conectam e trabalham em conjunto para otimizar os processos agrícolas. Boa leitura!
5 inovações na agricultura
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial (IA) deixou de ser coisa de ficção cientifica e está presente no campo.
Em primeiro lugar, vamos definir o que é Inteligência Artificial. De forma simples e direta, podemos dizer que Inteligência Artificial é a tecnologia que permite máquinas e sistemas a “pensarem” como seres humanos. Ou seja, conseguem aprender por meio dos dados, analisar e tomar decisões inteligentes.
Já tem tempo que a IA está presente nos equipamentos e implementos agrícolas, ficando em maior evidência nos últimos anos com o constante avanço das tecnologias.
Um exemplo de aplicação da Inteligência Artificial na agricultura é o uso de sensores interligados em áreas irrigadas.
O produtor rural define o parâmetro ideal de temperatura, umidade do ar e solo. Os sensores captam dados e quando as condições alcançam o critério definido, o equipamento manda a informação para o pivô funcionar.
Além disso, já existe no mercado armadilhas eletrônicas que utilizam IA para identificar diferentes tipos de pragas na lavoura sem intervenção humana e enviam alertas direto para o celular do produtor rural.
Drone
O drone é uma inovação que já é realidade nas fazendas. Utilizando IA, os drones têm ajudado o produtor rural a economizar e produzir mais.
Drones de imagens conseguem identificar pragas, ervas daninhas e doenças, verificando a saúde da lavoura ao mesmo tempo que cria mapas para aplicação de taxa variável.
Existem também os drones de pulverização agrícola que utilizam a inteligência artificial para realizar a aplicação de forma automatizada, seguindo os parâmetros definidos e com controle remoto.
Telemetria
Telemetria é a tecnologia que permite a coleta e o compartilhamento de dados de forma remota.
TELE (compartilhamento remoto) + METRIA (coleta de dados)
Os dados são coletados por meio de sensores que podem ser acoplados em máquina, solo e até plantas.
Informações como consumo de combustível, posicionamento de maquinário, horas produtivas ou ociosas e até condições do solo vão para uma central que não precisa estar localizada na fazenda.
Com isso, o produtor rural consegue acompanhar a sua produção remotamente.
Sensores
Os sensores já foram citados neste texto mais de uma vez. Por isso, separamos um espaço para explicarmos melhor o que são e os tipos de sensores utilizados na agricultura.
Sensores são os dispositivos responsáveis por captar os dados sobre a vegetação, máquinas e plantas.
Normalmente eles são óticos, térmicos, magnéticos e elétricos, podendo inclusive trabalhar em conjunto para a obtenção completa de diferentes tipos de dados.
Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas (IoT) é a tecnologia que conecta equipamentos e objetos à internet. Podemos dizer que a Iot é o coração de todo o processo digital no campo.
As máquinas agrícolas deixaram de ser só um pedaço de ferro e se transformaram em modernos computadores, que processam dados e recebem e enviam informações.
É a internet que possibilita que a Inteligência Artificial processe dados ou que as informações coletadas por sensores sejam enviadas para uma central.
É possível conectar celulares às máquinas da fazenda, possibilitando o controle remoto de todas as operações de forma remota e simultânea.
Biotecnologia e melhoramento genético
Inovação na agricultura vai além de máquinas inteligentes e sistemas computacionais. A inovação na agricultura também está nos avanços tecnológicos da biologia, sementes e plantas.
A biotecnologia tem aplicado técnicas cada vez mais modernas para o melhoramento genético de sementes. Dessa forma, proporcionando variedades com maior resistência a diferentes tipos de doenças, pragas e estresses climáticos, e com maior capacidade de adaptação para diferentes regiões.
A consequência desse avanço é a maior produtividade e qualidade no cultivo do produtor rural.
O portfólio para a safra 2024/25 da Petrovina Sementes é um exemplo de onde encontrar cultivares com as melhores e mais modernas biotecnologias que proporcionam lavouras de alto vigor e rendimento.
Desafios para implantar inovações na agricultura
De forma geral, a agricultura está vivendo uma grande mudança, o que também traz grandes desafios. Sendo assim, o produtor rural encontra alguns desafios para digitalizar a sua fazenda:
- Alto custo dos equipamentos e sistemas;
- Poucas opções de treinamentos e cursos sobre as novas tecnologias;
- Falta de profissionais qualificados;
- Limitação de internet de qualidade no campo.
Conclusão
Aquela ideia de “atraso” ou “antiquado” não faz sentido para o campo. Na verdade, nunca fez.
Desde o começo da agricultura, os produtores olham para o futuro e para o desenvolvimento do setor.
Por conta da constante digitalização dos últimos anos, a inovação na agricultura está mais evidente, sendo uma realidade que avança em alta velocidade.
Tanto que, as tecnologias citadas neste artigo são somente algumas que estão no mercado. E já tem muita coisa nova sendo desenvolvida que ainda vai chegar nas fazendas.
Diante de tudo isso, a tendência é a cada ano o setor encontrar soluções para os desafios que existem no campo e tornar as fazendas cada vez mais tecnológicas e inteligentes.
Nós da Petrovina Sementes vamos estar de perto, sempre acompanhando as novas e tecnologias agrícolas para continuar fazendo o produtor rural ser o melhor e ser o primeiro no campo!