O agronegócio vive de constantes inovações para facilitar a vida do agricultor. Entre os principais avanços podemos ressaltar as tecnologias para o tratamento de sementes. A semente tratada combate pragas, doenças e nematoides nos estádios iniciais de desenvolvimento da cultura, garantindo qualidade e máxima produtividade para o produtor.
Existem duas formas possíveis para o tratamento de semente: Tratamento de Sementes Industrial (TSI) e TS on Farm. Ao decorrer deste artigo, vamos mostrar a diferença entre os dois e porque o TSI garante maior segurança e praticidade ao agricultor.
TSI e on Farm
Pelo nome, é fácil diferenciar os dois métodos. Ao adquirir o Tratamento de Sementes Industrial (TSI), o produtor já recebe a semente tratada em sua fazenda, enquanto no on Farm, o tratamento é realizado na fazenda.
Vamos entender melhor como funciona cada processo.
O Tratamento de Sementes Industrial, ou TSI, consiste na aplicação de defensivos de forma automatizada, através de equipamentos de alta tecnologia, realizado por equipe treinada. O tratamento é feito com a combinação de fungicidas, nematicidas e inseticidas, podendo ser acrescentado outros produtos, como inoculantes.
O tratamento on Farm, ou produção caseira, também corresponde a aplicação de produtos na semente, mas é realizado na fazenda, com equipamentos próprios do agricultor. É uma opção mais barata, mas tem seus pontos negativos.
Por que adotar o TSI?
O TSI representa praticidade e a segurança de uma safra com o maior rendimento possível para o produtor. Os equipamentos industriais e profissionais qualificados garantem a dosagem correta de defensivos e cobertura perfeita da semente, o que assegura a eficiência de controle de pragas e doenças no solo já no início da germinação.
Quando o tratamento é realizado na fazenda, existe o risco de dosagem errada, e por consequência, levar ao resultado oposto do esperado: aumentar a resistência de pragas e doenças aos ativos usados; até a mortalidade das sementes.
Além disso, ao comprar sementes já tratadas, o produtor ganha tempo, pois não precisa se preocupar com mais um processo antes do plantio. Também corre menos riscos, pois não precisa manusear produtos nocivos e nem estocar insumos de alto valor na propriedade.
Vale lembrar
A semente é um ser vivo, então é necessário atenção especial ao transporte e armazenamento. Temperatura alta e umidade fora do ideal podem acabar com todo vigor e potencial de produtividade alcançado com o TSI.