O campo está em constante avanço tecnológico. O mercado do agronegócio está sempre de olho em inovações que podem contribuir para o desenvolvimento das atividades agrícolas.
Nesse cenário, a Inteligência Artificial na agricultura vem ganhando cada vez mais espaço e revolucionando o campo. De mãos dadas com o digital, a IA é uma tecnologia de ponta que permite o agricultor aumentar a produtividade de sua safra e realizar o uso sustentável dos recursos necessários para o trabalho.
Neste artigo vamos demonstrar o que é a Inteligência Artificial, suas aplicações e benefícios na agricultura, além dos desafios que rondam a aplicação da IA no campo.
O que é Inteligência Artificial (IA)?
Inteligência Artificial é uma área estudada há décadas pela ciência da computação. Os estudos e pesquisas levaram ao desenvolvimento de sistemas inteligentes, que possuem a capacidade de aprender por meio do processamento e análise de dados, e a partir disso, apresentar soluções precisas com autonomia para diferentes situações.
Ou seja, sistemas com comportamentos racionais semelhantes ao do ser humano, mas com a velocidade de um computador.
Sabe quando você está digitando uma mensagem no celular e o teclado sugere uma correção ou até mesmo a próxima palavra da frase? Isso é Inteligência Artificial.
Ao analisar a sua forma de se comunicar pelo celular, o sistema operacional do seu aparelho identifica padrões, busca otimizar o seu tempo na hora de mandar mensagens e faz sugestões seguindo o seu estilo de comunicação para você não “perder tempo” digitando.
O exemplo citado é bem simples, apenas para ajudar conceituar o termo. A aplicação da Inteligência Artificial está proporcionando revoluções gigantescas em diferentes mercados, inclusive na agricultura.
Aplicações e benefícios da Inteligência Artificial na agricultura
A IA está presente no campo de diferentes formas, aliando tecnologia e alta produtividade.
Por meio de monitoramentos detalhados, ela pode fornecer informações em tempo real sobre a saúde de uma lavoura, qualidade do solo e condições do clima, analisar todos esses dados e indicar ou até realizar de forma automatizada os manejos necessários.
Veja alguns exemplos práticos de como a Inteligência Artificial pode contribuir para o aperfeiçoamento dos resultados na agricultura:
Monitoramento da lavoura: drones ou sensores são utilizados na coleta de dados para os sistemas inteligentes, que podem identificar por meio das informações problemas no plantio, infestações de plantas daninhas, pragas e até o excesso ou falha na irrigação. Ou seja, diagnostico completo de sua lavoura através da análise de imagens computacionais.
Previsão climática: agricultores sempre acompanharam a previsão do tempo para a tomada de decisões. A novidade é que hoje existem ferramentas que monitoram o clima de maneira personalizada para uma fazenda e até por pedaço de área determinado. Dessa forma, é possível controlar a irrigação por talhão de maneira mais precisa.
Veículos autônomos: na agricultura já existem tratores e máquinas que trabalham sem a necessidade de operadores. As máquinas são orientadas por meio de câmeras, sensores e GPS. Mais do que operarem sozinhos, esses veículos atuam com precisão, realizando ajustes e regulagens de forma automática.
Tendências e desafios
Com o investimento de novas tecnologias aplicadas ao campo, o produtor cada vez mais consegue tomar decisões precisas sobre o seu negócio, baseadas em dados e previsibilidade.
A projeção é que a Inteligência Artificial esteja cada vez mais presente no agronegócio, otimizando os processos agrícolas.
Mas, junto com essa expansão, existem desafios para superar.
Um dos problemas é a conectividade nas áreas rurais. De acordo com levantamento da Embrapa, cerca de 47,8% dos produtores rurais passam por dificuldades para se conectarem à internet.
O mesmo estudo levanta outro ponto importante. A falta de conhecimento sobre as novas tecnologias disponíveis no mercado é um problema para 40,9% dos produtores rurais.
O alto custo para a implantação da IA na agricultura também é uma dificuldade, visto que, muitas vezes o valor necessário para o investimento ultrapassa o orçamento disponível de parte dos agricultores.
Mas, apesar de todos os desafios, com o constante avanço dessas tecnologias no campo, a expectativa é que com o tempo elas se tornem mais acessíveis aos produtores.
Conclusão
A Inteligência Artificial ou IA, em sua forma abreviada, é uma das tecnologias que estão contribuindo para a digitalização do campo.
A implantação de máquinas e sistemas com IA, resultam para o produtor a otimização da produção, precisão nas decisões, redução da incidência de pragas e doenças, e consequentemente, crescimento da produtividade.
Tudo isso, ao mesmo tempo em que se produz de forma sustentável, diminuindo custos e desperdícios.