A semente é o coração de toda lavoura. E nos últimos anos, os avanços em genética e tratamentos industriais contribuem para a maior produtividade e menor índice de perdas da plantação. Mas, para assegurar todos os benefícios gerados pelas novas tecnologias do mercado, é fundamental atenção especial para o armazenamento de semente.
Esse cuidado é necessário, pois a semente é um ser vivo e precisa de um ambiente adequado para manter suas características e vitalidade. Confira pontos que merecem atenção na hora do armazenamento da sua semente.
Cuidado com a higienização
Semente é um atrativo para pragas e pequenos animais, por isso, é fundamental que ela seja armazenada em local arejado e limpo. Além disso, o monitoramento deve ser constante, com higienização antes da entrada das sementes e periodicamente até o fim do armazenamento.
Controle de temperatura e umidade
Para conservar a germinação e qualidade da semente, o armazenamento deve ser feito em local fechado, com isolamento térmico, junto com o controle de temperatura e umidade.
Dessa forma, o local de armazenamento não pode ter vazamentos ou goteiras, para garantir a integridade das sementes. Para cada cultura, existe uma temperatura e umidade ideal. A soja e o milho devem ser armazenados entre 14 e 20 °C.
Compre com uma sementeira de confiança
Um ponto importante: antes de adquirir as suas sementes, o agricultor deve pesquisar por uma sementeira que possua controle de qualidade rigoroso do armazenamento de seus produtos.
A Petrovina Sementes é exemplo de empresa que entende a importância de cada processo para que a semente chegue com todo o potencial produtivo até o produtor e investe no que existe de mais novo no mercado em tecnologia sementeira.
Contratar uma empresa de qualidade é o principal passo para garantir uma safra com máxima produtividade!