O avanço constante das tecnologias leva o mundo a se transformar em ritmo acelerado, e o agronegócio não fica de fora dessas transformações. 

Pensando nisso, a Embrapa realizou um estudo que levanta as tendências para o futuro do agronegócio dentro de um mundo cada vez mais conectado. A lista faz parte do projeto “Visão do futuro do agro brasileiro”

Neste artigo, vamos entender os principais os principais pontos deste estudo e resumir as tendências futuras para o campo levantadas pela Embrapa. Boa leitura!

8 tendências para o futuro do agronegócio

Sustentabilidade

A demanda por bens e serviços cresce constantemente. Junto a isso, considerando que os recursos necessários para a produção agrícola são finitos, a necessidade de repensar a forma e condições que a produção agrícola acontece também cresce. Sendo assim, a sustentabilidade em seus três aspectos (econômico, social e ambiental) deve se fortalecer.

Com um mercado consumidor mais preocupado com o impacto de suas ações de consumo, a produção de modo sustentável, que busque conservar os recursos naturais, deve se tornar modelo. Assim, produtores que aprimorarem seus trabalhos com a adoção de boas práticas e rastreabilidade, apresentando os detalhes do processo produtivo e seus diferenciais, irá sair na frente no mercado.

Além do mais, ações para a redução do desperdício de alimentos, condições adequadas de emprego no campo e preferência por matéria prima renovável são características que devem pautar cada vez mais o futuro do agronegócio.

Adaptação à mudança do clima

Não é novidade que o clima influência diretamente a agricultura. Chuvas no período errado ou secas severas influenciam diretamente a produção e os preços agrícolas. 

A visão é que o clima siga influenciando nas decisões do agronegócio devido as preocupações com a mudança climática. Um exemplo é o Acordo de Paris, tratado mundial, assinado por 195 países em 2015, que estabelece metas para frear ações que impactem negativamente o clima, com o objetivo de impulsionar a preservação do meio ambiente.

Agrodigital

O campo deixou de ser sinônimo de atraso, em contraste com os centros urbanos. 

O ponto de virada é a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que está revolucionando o campo e digitalizando os processos do agronegócio. As atividades de planejamento, produção, distribuição, armazenamento e comercialização estão cada vez mais conectadas ao digital, proporcionando o maior rendimento, diminuição dos custos e do impacto ambiental. 

Entretanto, o desafio do futuro é a inclusão digital deste modelo de negócio para o produtor com menos recursos técnicos. Incentivos e capacitações devem ser feitos para o digital sem uma semente plantada em todo o campo.

Intensificação tecnológica e concentração da produção

A tendencia é crescimento das exportações e acesso a novos mercados, junto com a concentração da produção. Além disso, é esperado para o futuro do agronegócio uma migração rural-urbana, causando esvaziamento do campo, escassez e encarecimento da mão de obra.

Transformação rápida no consumo e na agregação do valor

No mundo digitalizado e com fácil acesso a informação, a forma de consumir está em constante mudança. 

Consumidores possuem mais opções e levam em consideração os valores da empresa em que vai investir seu dinheiro, acompanhando as atitudes e escolhas da empresa mesmo após o consumo do bem ou serviço. No setor de alimentos, produtos saudáveis, a procedência e praticidade são pontos que estão ganhando força na decisão de compra.

Biorrevolução

O avanço no ramo da tecnologia aplicada a ciência biológica se transformou na chamada “biorrevolução” e está no radar de pontos importantes para o futuro do agronegócio. A biotecnologia e recursos genéticos estão proporcionando maior produtividade do campo, ao mesmo tempo que combate pragas e reduz o uso de fertilizantes sintéticos.

Integração de conhecimentos e tecnologias

Todas as oportunidades criadas pela tecnologia devem ser aproveitadas em prol do desenvolvimento do agronegócio. A tendencia é que exista a integração de diferentes áreas de conhecimento aplicadas dentro dos processos do agro, a fim de gerar soluções inteligentes ante aos principais desafios do mercado.

Incremento da governança e dos riscos

O agronegócio atua hoje com um mercado consumidor independente, com mais opções no momento da decisão de compra e que se preocupa com o impacto que o seu consumo causa no mundo. Por isso, as empresas do seguimento agro devem atuar cada vez mais com foco em governanças de suas ações e avaliação de riscos.

Em outras palavras, o agronegócio vai ultrapassar as barreiras do campo e trabalhar com estratégias integradas à sociedade e meio ambiente, buscando responsabilidade ambiental e integridade em sua conduta. Além disso, também analisar a movimentação institucional dos mercados parceiros, que influenciam diretamente na cadeia produtiva.

Conclusão

Todas as tendências levantas sobre o futuro do agronegócio tem uma coisa em comum: a tecnologia aplicada em favor de inovações para o agronegócio. 

É inegável que o caráter de obsoleto não se encaixa mais para o campo. O futuro do agronegócio é cada vez mais conectado com o digital e suas tecnologias.

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