A soja está entre as culturas mais cultivadas no Brasil, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), sendo também, o principal produto exportado pelos portos brasileiros.
Confira abaixo cinco curiosidade de uma das commodities mais importantes do mundo.
Tem origem chinesa
Tem o seu primeiro registro de aparecimento na China, as margens do rio Yangtzé, em sua forma selvagem (rasteira). Após estudos e cruzamentos realizados por cientistas, surgiu a linhagem da cultura como conhecemos atualmente.
As primeiras variedades chegaram ao Brasil dos EUA e Japão
Os primeiros plantios experimentais no Brasil aconteceram em 1882, na Bahia, com variedades que trazidas dos Estados Unidos. Mas o marco principal, de acordo com a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (Aprosoja/MT), é em 1901, quando começam os cultivos na Estação Agropecuária de Campinha, junto com o começo da distribuição de sementes para os produtores paulistas.
A partir de 1908, variedades japonesa chegam ao Brasil, com a intensificação da migração de japoneses e em 1914 começa os plantios no Rio Grande do Sul.
A comercialização da soja ganha força no Brasil na década de 1970, com o aumento da demanda internacional e crescimento da indústria de óleo.
Brasil é o maior produtor do mundo
Desde 2020 o Brasil é o maior produtor de soja do mundo, alcançando 135,409 milhões de toneladas de produção na safra 2020/21, colocando os Estados Unidos em segundo lugar e a Argentina em terceiro lugar.
Os três países produzem cerca de 320 milhões de toneladas de soja por safra, de acordo com dados da Celeres Consultoria.
Quatro estados concentram a produção no Brasil
Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás são os maiores produtores do país. Juntos, são responsáveis por cerca de 70% da produção brasileira do grão.
Panorama é de crescimento na produção Brasileira
A cada safra o Brasil vem quebrando recordes quando o assunto é plantio de soja. De acordo com a consultoria Stone X, a produção para o ciclo de 2022/23 deve ficar em 153,8 milhões, previsão que se concretizada, representa um aumento significativo ante a safra anterior, na qual a produção ficou em 125 milhões de toneladas, conforme dados da Conab.
Referências: Aprosoja, Embrapa, Boas Práticas Agronômicas, Conab.
A Petrovina Sementes é uma empresa que faz parte do crescimento e desenvolvimento da soja no país. Há mais de 40 anos é comprometida em fazer o produtor rural ser o melhor e ser o primeiro, seja oferecendo sementes da mais alta qualidade ou levando informações assertivas sobre o agro para orientar a tomada de decisões inteligentes no campo.